21 de dez de 2010

Sustentabilidade: boas ideias para 2011!

2011 chegando e esse clima senegalês que invadiu o Brasil me fez preparar um post cheio de novidades sobre sustentabilidade. Na verdade, vi uma matéria na revista “Razão Social” um monte de dicas super viáveis  para você praticar no dia-a-dia. Vamos começar? :D

- Carona solidária:
Dividir o táxi na volta pra casa ou dar carona para amigos de trabalho, vizinhos ou aquele amigo que você sabe que trabalha no mesmo bairro que você é super saudável para o bolso, além de ser ótimo para sua vida social. Pesquisando para escrever esse post, acabei caindo num link sobre carpooling, com uso muito frequente em países na Europa, os Estados Unidos, Austrália, entre tantos outros. Carpooling é uma estratégia muito bacana, onde você divide com seus amigos de trabalho os custos envolvidos em viagens de carro pela jornada que vocês fazem diariamente. Além de ser mais ecológica e sustentável, reduz o tráfego nas estradas e pode diminuir o stress do  condutor, já que acontece um rodízio de carro. Existem lugares pelo mundo que mantém até uma faixa exclusiva para os carpooleers!

tipcar

Criaram aqui no Brasil a TipCar, uma rede social para caroneiros. Inscreva-se! Quem sabe não tem um vizinho seu perdido por lá?

- Fósforos X isqueiros:
Você que é fumante, deixe de ser. Ou, ao menos, passe a investir em fósforos! Como a maioria das embalagens são descartáveis – e se perdem com uma facilidade INCRÍVEL!, certa de 1,5 bilhão de isqueiros vão parar em lixões todos os anos. Prefira sempre os fósforos de papelão, já que os de madeira vêm de árvores.

match

- Recicle:
Adoro essa parte! Reciclar é desde você reutilizar um papel que só está gasto de um lado até separar plástico, papel, alumínio, do seu lixo normal. O prédio Conjunto Nacional, que fica no coração da Avenida Paulista, em São Paulo, fez a decoração de Natal deste ano bem diferente: da oniponente fachada aos 40m² do presépio, tudo foi feito de trabalho reaproveitado. Só na decoração da fachada, os números assustam: 21 mil embalagens PET. Contando com a decoração total, 7.000 CDs velhos, 24 mil garrafas PET e 24 mil embalagens plásticas, que foram reutilizados e transformados em adereços natalinos.

2

Procure saber se existe na sua cidade algum projeto que precise das garrafas de refri que sobraram do fim de semana ou festinha dos amigos.

- Decoração:
Bateu aquela vontade de mudar a cara do ambiente? Quer ter móveis ou objetos de decoração novinhos em folha e o orçamento tá baixo? Com o lema “o chique que cabe no bolso”, o evento Morar mais por menos dá dicas de decoração e arquitetura o melhor custoxbenefício, no melhor conceito de sustentabilidade. Para vocês terem noção, nesse link tem algumas dicas deles, confira.

- Roupas:
Engordou e a roupa não cabe mais? Nada de guardar para quando você perder peso! Faça um bazar a preços módicos com as amigas ou um simples troca-troca, numa tarde com chá, cupcakes e muito bate-papo. Ou faça melhor ainda: Procure uma instuição e doe. Muita gente pode estar precisando!

- No trabalho:
Abortem os copos plásticos: prefiram sempre canecas de cerâmica e copos normais. Outra dica: que tal fazer parte do grupo de 44 milhões de pessoas que trabalham pelo menos a parte do dia em casa? Converse com seu chefe! Economiza combustível, asfalto, emite menos gases poluentes, além de ser mais confortável para o empregado, já que diminui a perda de tempo no trânsito.

Na matéria que citei acima, eram 40 dicas. Deixei aqui as mais legais e importantes, além de menos clichês. Todos nós sabemos sobre consumo de água e energia. Lembrem-se que para que qualquer mudança seja eficaz, é necessário um trabalho de formiguinha.

Até logo que volto já! :)

0 comentários:

Postar um comentário