Pages

20 de dez. de 2010

Diversão: Casas Casadas e Bistrô Rio Carioca

Fui convidada de supetão para um super projeto: O #ProjetoAO (amigo oculto ou amigo secreto). De início fiquei ressabiada: De 30 pessoas, se eu conhecesse 5 era muito!
Bom, aceitei meu desafio e sábado iria conhecer um dos lugares que NUNCA havia reparado. Sabe quando você mora próximo a um lugar, sabe que ele existe, mas nunca viu nada demais nele? Pois apresento-lhes as Casas Casadas.

As Casas Casadas é um conjunto de seis residenciais autônomas, com arquitetura neoclássica, construídas em 1883 pela Família Leal. Em 1996, dois anos após o tombamento do imóvel, a Prefeitura do Munícipio do Rio de Janeiro adquiriu o imóvel com a finalidade de que fosse um grande centro cultural.

O conjunto é alvo de um impasse entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Moradores e Amigos de Laranjeiras (Amal): depois de estar em ruínas, mas, por pressão de moradores do bairro, passou por reformas, com a promessa de se tornar um centro cultural, hoje, abriga a RioFilme, o Espaço Rio Carioca (com café e livraria) e salas de cinema inativas.

E foi aí a minha diversão de sábado! Conheci um lindo lugar, o Bistrô Espaço Rio Carioca. É daqueles lugares com livraria no andar de baixo e um charmoso canto – com varanda, para os fumantes – para reuniões intimistas. Tá certo que “reunião intimista” não combinou muito bem com a farra que fizemos por lá, mas isso é um outro assunto. O Bistrô é chique. Não serve batata frita, pastel de queijo, muito menos queijo de coalho ou moela. Sanduiches muito bem apresentados, chopp gelado na medida certa, pró-secco, vinho e atendentes muito cuidadosos. Peca, um pouco, pela falta de ventilação e iluminação, mas a decoração é muito charmosa com as dicas do chef escritas em um quadro negro verde.

A melhor opção do cardápio, e foi a que eu pedi, era a isca de frango. Imaginei aquelas no melhor estilo gurjão e me deparo com iscas de frango ao shoyo e cebolinha. Surreal de bom!

Saldo da noite? É caro. É um bistrô, né? Porém, conheci um lugar lindo e estive com pessoas muito queridas.

1

1 2

4

Adorei o cantinho e conhecer essa parte tão perto de casa, mas que nunca nem tinha reparado!

Quantos cantos temos por aí que não vemos, né? Vou vasculhar mais pra contar por aqui!

Serviço:
As Casas Casadas e o Bistrô Rio Carioca ficam na Rua Leite Leal, nº 11, esquina com Rua das Laranjeiras, aqui no Rio.

Até logo que volto já! :)

0 comentários:

Postar um comentário